QUANDO MERGULHEI NO MAR DA PRÁTICA EDUCATIVA JÁ NÃO PUDE MAIS VOLTAR À SUPERFÍCIE: UM RELATO SOBRE O CONECTAR DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL E ORIENTAL A PARTIR DO OLHAR DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO

Vitória da Silva Bemvenuto

Resumo


Este relato de experiência se propõe a refletir em que medida o diálogo entre práticas educativas de diferentes visões podem se complementar e originar um importante processo de encontro entre uma pessoa e sua atuação no mundo enquanto docente. Convida a um navegar mais íntimo sobre o que acontece interna (mente/emoções) e externamente (na relação consigo e com o espaço externo) nos corpos que adentram as portas dos cursos de bacharelado em Educação Física, evidenciando que o/a bacharel também se faz professor/professora. Sendo assim, este texto tem como ponto de partida o olhar de uma bacharela em Educação Física de uma Universidade Pública Brasileira sobre seu processo formativo como professora e seu encontro com o sistema filosófico educativo do Yoga. 


Palavras-chave


Educação; Yoga; Movimento

Texto completo:

PDF

Referências


CONFEF. O que é Bacharelado e Licenciatura? Disponível em: . Acesso em: 04 de Setembro de 2019.

DESIKACHAR, T.K.V. O Coração do Yoga. São Paulo: Editora Mantra, 2018.

DORIVAL, Caymmi. Suíte do Pescador. Disponível em: . Acesso em: 04 de Outubro de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

WIKCIONÁRIO. Trans. Disponível em: . Acesso em: 04 de Setembro de 2019.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45760

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: