QUANDO MERGULHEI NO MAR DA PRÁTICA EDUCATIVA JÁ NÃO PUDE MAIS VOLTAR À SUPERFÍCIE: UM RELATO SOBRE O CONECTAR DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL E ORIENTAL A PARTIR DO OLHAR DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45760

Palavras-chave:

Educação, Yoga, Movimento

Resumo

Este relato de experiência se propõe a refletir em que medida o diálogo entre práticas educativas de diferentes visões podem se complementar e originar um importante processo de encontro entre uma pessoa e sua atuação no mundo enquanto docente. Convida a um navegar mais íntimo sobre o que acontece interna (mente/emoções) e externamente (na relação consigo e com o espaço externo) nos corpos que adentram as portas dos cursos de bacharelado em Educação Física, evidenciando que o/a bacharel também se faz professor/professora. Sendo assim, este texto tem como ponto de partida o olhar de uma bacharela em Educação Física de uma Universidade Pública Brasileira sobre seu processo formativo como professora e seu encontro com o sistema filosófico educativo do Yoga. 

Biografia do Autor

Vitória da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Espaço Saúde Terapias

Professora de Yoga, graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pequisa os entrelaços entre Yoga e Assistência Estudantil.

Referências

CONFEF. O que é Bacharelado e Licenciatura? Disponível em: <https://www.confef.org.br/confef/conteudo/1363>. Acesso em: 04 de Setembro de 2019.

DESIKACHAR, T.K.V. O Coração do Yoga. São Paulo: Editora Mantra, 2018.

DORIVAL, Caymmi. Suíte do Pescador. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45589/>. Acesso em: 04 de Outubro de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

WIKCIONÁRIO. Trans. Disponível em: <https://pt.wiktionary.org/wiki/trans->. Acesso em: 04 de Setembro de 2019.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

BEMVENUTO, Vitória da Silva. QUANDO MERGULHEI NO MAR DA PRÁTICA EDUCATIVA JÁ NÃO PUDE MAIS VOLTAR À SUPERFÍCIE: UM RELATO SOBRE O CONECTAR DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL E ORIENTAL A PARTIR DO OLHAR DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 683–694, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45760. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45760. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências