QUANDO MERGULHEI NO MAR DA PRÁTICA EDUCATIVA JÁ NÃO PUDE MAIS VOLTAR À SUPERFÍCIE: UM RELATO SOBRE O CONECTAR DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL E ORIENTAL A PARTIR DO OLHAR DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45760Palavras-chave:
Educação, Yoga, MovimentoResumo
Este relato de experiência se propõe a refletir em que medida o diálogo entre práticas educativas de diferentes visões podem se complementar e originar um importante processo de encontro entre uma pessoa e sua atuação no mundo enquanto docente. Convida a um navegar mais íntimo sobre o que acontece interna (mente/emoções) e externamente (na relação consigo e com o espaço externo) nos corpos que adentram as portas dos cursos de bacharelado em Educação Física, evidenciando que o/a bacharel também se faz professor/professora. Sendo assim, este texto tem como ponto de partida o olhar de uma bacharela em Educação Física de uma Universidade Pública Brasileira sobre seu processo formativo como professora e seu encontro com o sistema filosófico educativo do Yoga.
Referências
CONFEF. O que é Bacharelado e Licenciatura? Disponível em: <https://www.confef.org.br/confef/conteudo/1363>. Acesso em: 04 de Setembro de 2019.
DESIKACHAR, T.K.V. O Coração do Yoga. São Paulo: Editora Mantra, 2018.
DORIVAL, Caymmi. Suíte do Pescador. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45589/>. Acesso em: 04 de Outubro de 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
WIKCIONÁRIO. Trans. Disponível em: <https://pt.wiktionary.org/wiki/trans->. Acesso em: 04 de Setembro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional