A CORPOREIDADE E A ANÁLISE FUNCIONAL DO CORPO NO MOVIMENTO DANÇADO EM DIÁLOGO COM OUTRAS PRÁTICAS CORPORAIS

Letícia Pereira Teixeira

Resumo


Este texto traz a Análise Funcional do Corpo no Movimento Dançado em diálogo com as práticas corporais de Angel Vianna, Klauss Vianna e a Eutonia de Gerda Alexander, articulada ao conceito de corporeidade com as estruturas lançadas por Hubert Godard – somática, perceptiva, coordenativa e simbólica, apoiada em Christine Roquet. O texto ainda apresenta o tema do funcionamento quiasmático – intrasensorial, intersensorial, parasensorial e inter-corporeidade de Michel Bernad aliado ao pensamento de José Gil com o conceito de sensório-motor, contato improvisação e de Daniel Stern com o conceito de percepção amodal e afetos de vitalidade.


Palavras-chave


Corporeidade; Práticas corporais; Estruturas corpóreas; Funcionamento quiasmático

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, Gerda. La Eutonia: um camino hacia la experiência total del cuerpo. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1979.

BERNARD, Michel. Sens et fiction – ou les effets étranges de trois chiasmes sensoriels. De la création chorégraphique. Pantin: Centre National de la Danse, 2001. p. 95-100.

BRIEGHEL-MÜLLER, Gunna; WINKLER, Anne-Marie. Pedagogia e terapia em Eutonia. São Paulo: Summus, 1999.

GAINZA, Violeta Hemsy de . Conversas com Gerda Alexander: vida e pensamento da criadora da Eutonia. São Paulo: Summus, 1997.

GIL, José. Movimento total. Lisboa: Editora Relógio D´Água, 2001.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In SOTER, S.; PEREIRA, R. (org). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, S/D. p.11-35.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. – 2ª edição. São Paulo: Annablume, 2006.

KUYPERS, Patrícia. Buracos negros - uma entrevista com Hubert Godard. Rio de Janeiro, O Percevejo online, Dossiê Corpo Cênico, vol. 2, nº 2, 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline. Acesso em: 11 mar. 2013.

ROQUET, Christine . Da análise do movimento à abordagem sistêmica do gesto expressivo. Rio de Janeiro, O Percevejo online, Dossiê Corpo Cênico – linguagens e pedagogias, vol. 3, nº 1, jan, 2011. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline. Acesso em: 11 mar. 2013.

STERN, Daniel. N. O mundo interpessoal do bebê: uma visão a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

VIANNA, Klauss. A dança. Marco Antonio de Carvalho (colaboração) – 3. Ed. – São Paulo: Summus, 2005.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45735

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: