Linguagem corporal na promoção de resiliência: uma prática educacional com acadêmicos do curso de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45597

Palavras-chave:

Resiliência, Linguagem Corporal, Educação Física

Resumo

O artigo apresenta a linguagem corporal como mecanismo de proteção e promoção de resiliência em intervenções para formação de acadêmicos de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. A pesquisa foi qualitativa e a Grounded Theory e o software Atlas.Ti foram as bases de análise das informações. As intervenções foram realizadas por meio de estratégias pedagógicas com a temática central da linguagem corporal com foco nas emoções e sentimentos dos estudantes. Os resultados na vivência da corporeidade foram apontados como possibilidades de mudanças nas novas aprendizagens e experiências relacionais. Estes podem ser fatores potencializadores da resiliência pela via corpórea pelas evidências de que geraram possibilidades de superação das adversidades de cada um.

Biografia do Autor

Ângela Adriane Schmidt Bersch, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande -FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG; Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa ECOINFÂNCIAS; Coordenadora de projetos de extensão: Formação de Educadores e REsiliência; Psicomotricidade Relacional; Formação de Professores e Estratégias pedagógicas.

Eliane Lima Piske, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Doutoranda e Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG. Pedagoga. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas -UFPel. Bolsista Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES. E-mail: e.nanny@hotmail.com

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

BERSCH, Ângela Adriane Schmidt; PISKE, Eliane Lima. Linguagem corporal na promoção de resiliência: uma prática educacional com acadêmicos do curso de educação física. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 596–611, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45597. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45597. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático