ALICE EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA ESTUDANTE COM ARTROGRIPOSE NO ENSINO REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45505

Palavras-chave:

Artrogripose, Ensino de matemática, Educação inclusiva

Resumo

O texto é a análise do relato de uma estudante da Educação Básica com artrogripose. O objetivo é permitir com que professores compreendam a necessidade de desmistificar ideias que rotulem todos os deficientes físicos como pessoas que tenham dificuldades de aprendizagem. Toma-se como referência, aulas de Matemática em uma Educação Inclusiva cujo destaque é o respeito à singularidade e à diversidade. Nas seções, consideram-se fatores cuja reflexão permite com que professores levem em consideração, ao desenvolver suas propostas de ensino, o fator humano. Assim, a análise conclui que, por mais severa que seja a deficiência de um estudante, há que se levar em consideração suas habilidades, permitindo com que propostas de ensino possam ter êxito, de acordo com as limitações de cada pessoa.

Biografia do Autor

Dilson Ferreira Ribeiro, COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE

Professor de Matemática no nível Básico, no Colégio Municipal Pelotense e Doutorando do PPGEDUCEM da PUCRS.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

RIBEIRO, Dilson Ferreira. ALICE EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA ESTUDANTE COM ARTROGRIPOSE NO ENSINO REGULAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 628–641, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45505. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45505. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático