O LÚDICO E SUA RELAÇÃO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO FAZER PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45451

Palavras-chave:

Lúdico, Educação, Aprendizagem ativa, Metodologias ativas

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma investigação de mestrado já finalizada e tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da relação entre o lúdico e as metodologias ativas no que tange às práticas educativas. Para tal, apresenta os aspectos inerentes aos conceitos de lúdico e metodologias ativas de modo a viabilizar o debate sobre as práticas pedagógicas. Com base na revisão bibliográfica concluiu-se que a pesquisa acerca do lúdico e das metodologias ativas no contexto pedagógico poderá estimular a incorporação de práticas ativas nas aulas das diversas disciplinas da Educação Básica, tornando a aprendizagem mais prazerosa, promovendo a construção de propostas de ensino que visem a superação da passividade dos alunos, permitindo a construção coletiva e a expressão das identidades ali presentes.

Biografia do Autor

Juliana Marques Paiva de Souza, Colégio Pedro II

Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho. Graduada em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marco Antonio Santoro Salvador, Colégio Pedro II

Doutor em Educação Física. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física. Professor titular do Colégio Pedro II, atua no Programa de Mestrado Profissional do Colégio Pedro II - MPPEB/CPII na linha de pesquisa em Práticas da Educação Básica: Linguagens e Letramentos no Ensino Fundamental - Corpo, Escola, Memória e Identidades; e no Ensino Fundamental 1. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), atuando na educação presencial e na EAD. Coordenador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH) e de Seminário de Práticas Educativas em EAD (Pedagogia). Pesquisador da área de Estudos da Corporeidade e da área de História, Memória e Identidade do Esporte. Professor da UNESA - Curso de Pedagogia. Autor de livros e capítulos de livros na área da Educação e Educação Física, bem como artigos em periódicos e congressos. Orientador de monografias, dissertações e teses em cursos de graduação e pós-graduação. Lecionou em diversas instituições escolares estaduais, municipais e particulares do Rio de Janeiro. Colégio Pedro II.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

SOUZA, Juliana Marques Paiva de; SALVADOR, Marco Antonio Santoro. O LÚDICO E SUA RELAÇÃO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO FAZER PEDAGÓGICO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 666–682, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45451. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45451. Acesso em: 19 abr. 2024.