O MODELO DO CORPO NA FILOSOFIA DE ESPINOSA E A PEDAGOGIA DO COMUM: CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE GELEIA DE GROSELHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45273

Palavras-chave:

Espinosa, Corpo, Conhecimento, Educação.

Resumo

Este texto tem o objetivo de investigar as relações entre mente, corpo, conhecimento e afetividade na obra do filósofo holandês Bento de Espinosa (1632-1677). Busca-se, a partir deste exercício de apreensão conceitual, pensar o estatuto do corpo em sua obra, levantando algumas implicações dessa compreensão para a prática pedagógica. Por extensão, pretende-se articular Espinosa ao tema da educação em geral, vinculação pouco explorada quando comparada a outros pensadores clássicos da história da filosofia. Espinosa não possui uma teoria sobre a educação, no sentido pedagógico tradicional; o tema é pouco mencionado explicitamente em sua obra. Procura-se analisar este problema, levantando algumas pistas para a formulação de um éthos pedagógico inspirado em sua filosofia.

 

Biografia do Autor

Luiz Renato Paquiela Givigi, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro

Possui graduação e licenciatura em psicologia, pós-graduação em psicologia hospitalar e da saúde, mestrado e doutorado em psicologia. Tem experiência na área de saúde mental e atenção psicossocial, psicologia educacional, psicologia clínica e magistério superior. Atualmente é psicólogo do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

PAQUIELA GIVIGI, Luiz Renato. O MODELO DO CORPO NA FILOSOFIA DE ESPINOSA E A PEDAGOGIA DO COMUM: CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE GELEIA DE GROSELHA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 401–422, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45273. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45273. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático