EDUCAÇÃO COMO CORPO-AFECÇÃO: LEITURA E CRIANÇAS EM FABULAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.44452

Palavras-chave:

Educação, Corpo, Leitura-corpo, Fabulação, Aula.

Resumo

Este artigo parte de um projeto de pesquisa na área de Educação que problematizou momentos de leitura de uma professora com seus alunos, corpos a produzirem fabulações por afecções. Como um corpo físico funciona quando na escuta de obras literárias? Quais efeitos se podem notar nestes corpos? E como a Educação pode ser tratada como um corpo em movimento? Assim problematiza práticas de aula tendo o conceito de “corpo” como afecção, que se deseja em devir, desviando-se de uma forma identitária, fixa a um modelo. Encontrou-se uma educação como corpo constituído na dissipação de forças pelas experimentações de uma professora consigo mesma, com o grupo de alunos e, também com todos os elementos em agenciamento no espaço-tempo em que transcorreram as leituras. 

Biografia do Autor

Alberto d'Avila Coelho, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL)

Professor efetivo do Departamento de Graduação e Pós-graduação do IFSUL campus Pelotas.

PPG área de Educação.

Angelina Monica Monteiro dos Santos, Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus pelotas

Mestre em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas/ RS.

Referências

ALMEIDA, F. L. Gato que pulava em sapato. 19a ed. São Paulo: Ática, 2008.

ANDERSEN, H. C. A princesa e a ervilha. In:TATAR, M. (org.). Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. (Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

______________. O patinho feio. In: PERRAULT C. et al. (orgs.) Contos de fadas de Perrault, Grimm, Andersen & outros. Apresentação: Ana Maria machado. (Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BARROS, M. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.

CARPEAUX, O. M. A história concisa da literatura alemã. São Paulo: Faro Editorial, 2013. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/5489407/a-historia-concisa-da-literatura-alema--otto-maria-carpeaux> Acesso em: 08/10/2016.

COELHO, Alberto. Produção de sentido: imagem, arte e mistura de corpos(2015). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/viewFile/53714/34863. Acesso em: 12 jun 2019.

DELEUZE, G. Crítica e clínica. (Trad. de Peter PálPelbart). São Paulo: Editora 34, 1997.

________. Espinosa filosofia prática. (Trad. de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins). São Paulo, Escuta, 2002.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. (Trad. de Júlio Castañon Guimarães). Rio de Janeiro: Imago,1977.

ERLBRUCH, W. O pato a morte e a tulipa. (Trad. de José Carlos Macedo; ilustração de Wolf Erlbruch). São Paulo: Cosac Naify, 2009.

GRIMM.João e Maria.In: PERRAULT (et al.). Contos de fadas de Perrault, Grimm, Andersen & outros. (Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

GRIMM. O Rei sapo. In: Os contos de Grimm. (Trad. de Tatiana Belinsky, ilustração de JanszGrubianski), 4ª ed. São Paulo: Editora Paulus, 1989.

MARINHO, Jorge Miguel. Fabulação: um mundo onde todos sonham(2015).

Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/384/fabular-e-preciso.html. Acesso: 03 mai. 2019.

MEIRELLES, C. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. Disponível em: <http://zezepina.utopia.com.br/poesia/poesia128.html> Acesso em: 14 nov. 2017.

PIMENTEL, Mariana Rodrigues; SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Fabulação:a memória do futuro. Rio de Janeiro, 2010. 152p. Tese de Doutorado - Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade fronteiras com a ética e a cultura. Disponível em: http://www.caosmose.net/suelyrolnik/pdf/sujeticabourdieu.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.

ROLNIK, Suely. “Fale com ele” ou como tratar o corpo vibrátil em coma (2003). Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/falecomele.pdf?fbclid=IwAR1bD8C79KW2TH6N7_vXGCbYHGaGrbc9rTDplpozNHFCeIznFwKzFzq0Vks. Acesso em: 04 mai. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ZACHARIAS, Pamela; ZEPPIM, Paola S. Sobre aprender e fabular em educação (2018). Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/56. Acesso: 24 mai. 2019.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

COELHO, Alberto d’Avila; SANTOS, Angelina Monica Monteiro dos. EDUCAÇÃO COMO CORPO-AFECÇÃO: LEITURA E CRIANÇAS EM FABULAÇÕES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 423–438, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.44452. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44452. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático