EDUCAÇÃO COMO CORPO-AFECÇÃO: LEITURA E CRIANÇAS EM FABULAÇÕES

Alberto d'Avila Coelho, Angelina Monica Monteiro dos Santos

Resumo


Este artigo parte de um projeto de pesquisa na área de Educação que problematizou momentos de leitura de uma professora com seus alunos, corpos a produzirem fabulações por afecções. Como um corpo físico funciona quando na escuta de obras literárias? Quais efeitos se podem notar nestes corpos? E como a Educação pode ser tratada como um corpo em movimento? Assim problematiza práticas de aula tendo o conceito de “corpo” como afecção, que se deseja em devir, desviando-se de uma forma identitária, fixa a um modelo. Encontrou-se uma educação como corpo constituído na dissipação de forças pelas experimentações de uma professora consigo mesma, com o grupo de alunos e, também com todos os elementos em agenciamento no espaço-tempo em que transcorreram as leituras. 


Palavras-chave


Educação; Corpo; Leitura-corpo; Fabulação; Aula.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44452

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e-ISSN: 2359-6856

 


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