Um relato para lembrar Darcy Ribeiro

Gisele Jacon de Araujo Moreira

Resumo


Este é o meu relato sobre o trabalho intelectual e literário de Darcy Ribeiro entre os anos de 1991 e fevereiro de 1997, quando faleceu, período em que fui assessora técnica dele contribuindo na elaboração, organização e edição de textos e livros. Foram anos de intensa produção intelectual e literária do então senador da República, publicando obras importantes sobre sua interpretação da formação do povo brasileiro, como A Fundação do Brasil, testemunhos de 1500 a 1700, em coautoria com o etnohistoriador Carlos de Araujo Moreira Neto, e O Povo Brasileiro, a formação e o sentido do Brasil. Também publicou seus Diários Índios, os índios Ururbu-Kaapor, que revela o trabalho etnográfico precioso de Darcy Ribeiro ainda jovem, quando atuava no antigo Serviço de Proteção aos Índios. Com um câncer terminal, o escritor Darcy Ribeiro descansava do intenso trabalho intelectual e senatorial escrevendo uma autobiografia e poesias, ambas com publicação póstuma: Confissões e Eros e Tanatos, a poesia de Darcy Ribeiro.

Palavras-chave


Darcy Ribeiro

Texto completo:

PDF

Referências


COELHO, Haydée Ribeiro (org.). Darcy Ribeiro. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários da UFMG; Curso de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, 1997.

RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório. Etapas da evolução sócio-cultural (Série de Estudos de Antropologia da Civilização). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

-------- As Américas e a civilização. Processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos (Série de Estudos de Antropologia da Civilização). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

-------- Os índios e a civilização. Integração das populações indígenas no Brasil moderno (Série de Estudos de Antropologia da Civilização). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

-------- O dilema da América Latina. Estruturas de poder e forças insurgentes (Série de Estudos de Antropologia da Civilização). Petrópolis: Vozes, 1978.

-------- Migo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

-------- O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil (Série de Estudos de Antropologia da Civilização). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

-------- O Brasil como problema. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

-------- Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995.

-------- Diários índios. Os Urubus-Kaapor. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

-------- Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

-------- Eros e Tanatos. A poesia de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 1998.

RIBEIRO, Darcy; MOREIRA NETO, Carlos de Araujo. A fundação do Brasil. Testemunhos 1500-1700. Petrópolis: Vozes, 1992.

-------- La fundacion de Brasil. Testimonios 1500 -1700. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1992.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31718

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: