Educação indócil: ação e militância na educação

Lígia Caroline Pereira Pimenta, Ana Paula Figueiredo Louzada, Fernando Yonezawa

Resumo


Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o movimento das ocupações estudantis às escolas secundaristas, ocorridas em 2016, bem como analisar seus efeitos no cotidiano de uma escola municipal de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Vitória (ES). Para tanto, nos basearemos nas concepções de vita activa e de política de Hannah Arendt e traremos narrativas de alguns momentos vividos pelos atores desta escola durante as ocupações. Estaremos, ainda, norteados pela metodologia da pesquisa-intervenção em Análise Institucional para a realização destas análises. Assim, pretendemos compreender como a atuação da escola perfaz a construção de uma vida ativa e, ao mesmo tempo, reafirma a produção de uma educação militante.

Palavras-chave


política; educação; ocupações; vida ativa; militância.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31716

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e-ISSN: 2359-6856

 


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