CIEP como espaço de educação social: apontamentos sobre o programa especial de educação (PEE)

Patricia Flavia Mota, Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino

Resumo


Toda educação é social ou, pelo menos, deveria ser social. Esta construção nos é potencializada quando a articulamos com os conceitos de educação integral e(m) tempo integral, uma vez em que a ampliação da jornada escolar dos educandos nos possibilita repensar a função social da educação e o papel da escola. Neste contexto, eis que elaboramos este artigo na perspectiva de resgatar a discussão sobre o Programa Especial de Educação (PEE) dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) em articulação com os conceitos fundantes de uma educação que desperte uma consciência política, libertação e emancipação dos sujeitos – elementos estes que bebem da fonte da Pedagogia Social para alimentar esta discussão socioeducativa.

Palavras-chave


CIEP; Educação Integral; Educação em Tempo Integral; Pedagogia Social; Educação Social.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31714

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e-ISSN: 2359-6856

 


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