CIEP como espaço de educação social: apontamentos sobre o programa especial de educação (PEE)

Autores

  • Patricia Flavia Mota UERJ/ FFP
  • Arthur Vianna Ferreira UERJ/ FFP
  • Marcio Bernardino Sirino UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.31714

Palavras-chave:

CIEP, Educação Integral, Educação em Tempo Integral, Pedagogia Social, Educação Social.

Resumo

Toda educação é social ou, pelo menos, deveria ser social. Esta construção nos é potencializada quando a articulamos com os conceitos de educação integral e(m) tempo integral, uma vez em que a ampliação da jornada escolar dos educandos nos possibilita repensar a função social da educação e o papel da escola. Neste contexto, eis que elaboramos este artigo na perspectiva de resgatar a discussão sobre o Programa Especial de Educação (PEE) dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) em articulação com os conceitos fundantes de uma educação que desperte uma consciência política, libertação e emancipação dos sujeitos – elementos estes que bebem da fonte da Pedagogia Social para alimentar esta discussão socioeducativa.

Biografia do Autor

Patricia Flavia Mota, UERJ/ FFP

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGEDU – FFP/ UERJ); Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Integrante do Núcleo de Estudos “Tempos, Espaços e Educação Integral” (NEEPHI – UNIRIO); Pesquisadora Convidada do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP

Arthur Vianna Ferreira, UERJ/ FFP

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor adjunto do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FFP. Coordenador- Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas “Fora da Sala de Aula” – UERJ/FFP

Marcio Bernardino Sirino, UNIRIO


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF – Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos “Tempos, Espaços e Educação Integral” (NEEPHI – UNIRIO); Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP

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Publicado

16-12-2017

Como Citar

MOTA, Patricia Flavia; FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino. CIEP como espaço de educação social: apontamentos sobre o programa especial de educação (PEE). Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–129, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31714. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/31714. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático