Educação e Cultura para a Democracia em Darcy Ribeiro

Libania Nacif Xavier

Resumo


O artigo analisa a participação de Darcy Ribeiro na criação de instituições, bem como na implantação de políticas inovadoras no âmbito da educação e da cultura brasileiras. Está dividido em três seções: a primeira, se reporta aos diferentes projetos com os quais ele se envolveu, sempre em contextos democráticos, exercendo uma intervenção bem específica na organização do ensino. A segunda, aborda as ideias que ele apresentou como eixos orientadores de sua ação politica e  de seu posicionamento intelectual, em especial durante o período em que ele atuou como Senador da República (1991-1997). A terceira e última parte analisa o padrão de conduta política e intelectual adotado por Darcy Ribeiro em suas intervenções na educação pública, no âmbito executivo ou legislativo.

Palavras-chave


Darcy Ribeiro; história da educação no Rio de Janeiro.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31709

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e-ISSN: 2359-6856

 


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