AS ATRIBUIÇÕES E AS OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA PESQUISA EM ROLIM DE MOURA-RONDÔNIA

Autores

  • Flávia Pansini Universidade Federal de Rondônia
  • Edi Carlos de Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.30046

Palavras-chave:

sala de recursos multifuncional, formação docente, educação especial

Resumo

O artigo aborda as atribuições desempenhadas por uma professora que atua em sala de recursos multifuncionais, confrontando às oportunidades de formação a que teve acesso. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Rolim de Moura-Rondônia, utilizando entrevistas e registro fotográfico. Os resultados mostram que a professora possuía quantidade significativa de atribuições às quais não podiam ser desempenhadas com qualidade tendo em vista a reduzida jornada de trabalho. Além disso, a maioria dos cursos a que teve acesso foi custeada pela própria docente e apresentava carga horária restrita e conteúdos simplificados. Em síntese, a pesquisa mostra que a preocupação maior é com a quantidade de alunos atendidos e não com a qualidade desse atendimento.

Biografia do Autor

Flávia Pansini, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Edi Carlos de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Pedagogia

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

PANSINI, Flávia; DE SOUZA, Edi Carlos. AS ATRIBUIÇÕES E AS OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA PESQUISA EM ROLIM DE MOURA-RONDÔNIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 117–131, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30046. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/30046. Acesso em: 28 mar. 2024.