APROXIMAÇÃO ENTRE CRIANÇA E LEITURA: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ruth Braga Aguiar Unicarioca, INES
  • Alan de Souza Prazeres

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29890

Palavras-chave:

Leitura, Gêneros Textuais, Histórias em Quadrinhos, Formação de Docente.

Resumo

Objetiva-se com este trabalho apresentar uma metodologia do uso de HQ aplicada no ensino fundamental, sendo este um atraente gênero textual que o professor dispõe para incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Para isso, baseou-se, principalmente, em: Campos e Lomblogia (1984), PCN (1998), PROFORMAR (2003), e Freire (1996) que colocam os pontos positivos no uso de HQ como recurso de ensino e o incentivo à leitura. Constata-se que: a) o uso desse gênero textual em sala de aula requer do professor formação sólida; b) as HQ possuem características únicas que atraem e conquistam seus leitores; e c) sua utilização na escola e no processo de incentivo à leitura requer do professor: compromisso com as práticas pedagógicas, domínio desse gênero, planejamento e criatividade.

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

AGUIAR, Ruth Braga; PRAZERES, Alan de Souza. APROXIMAÇÃO ENTRE CRIANÇA E LEITURA: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 364–376, 2018. DOI: 10.12957/riae.2017.29890. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29890. Acesso em: 18 abr. 2024.