APROXIMAÇÃO ENTRE CRIANÇA E LEITURA: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29890Keywords:
Leitura, Gêneros Textuais, Histórias em Quadrinhos, Formação de Docente.Abstract
Objetiva-se com este trabalho apresentar uma metodologia do uso de HQ aplicada no ensino fundamental, sendo este um atraente gênero textual que o professor dispõe para incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Para isso, baseou-se, principalmente, em: Campos e Lomblogia (1984), PCN (1998), PROFORMAR (2003), e Freire (1996) que colocam os pontos positivos no uso de HQ como recurso de ensino e o incentivo à leitura. Constata-se que: a) o uso desse gênero textual em sala de aula requer do professor formação sólida; b) as HQ possuem características únicas que atraem e conquistam seus leitores; e c) sua utilização na escola e no processo de incentivo à leitura requer do professor: compromisso com as práticas pedagógicas, domínio desse gênero, planejamento e criatividade.
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