NOVAS REALIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Andreia Ines Dillenburg Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Forgiarini Cecchin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.29802

Palavras-chave:

Educação a distância. Inclusão. Administração Educacional.

Resumo

Com o presente artigo pretende-se apresentar ações, desafios e legislações que tem permeado os processos de inclusão no Curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Santa Maria. A instituição de ensino está localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil a partir implementação da Resolução 011\2007.Na atual conjuntura a EAD tem assumido novos desafios como a inclusão educacional de acadêmicos com deficiência nos cursos a distância. Atualmente o curso possui seis estudantes incluídos em um universo de 399 alunos. A equipe do curso - coordenação, professores e tutores - tem empenhado esforços para que o processo de inclusão dê conta, não só da permanência como também da qualidade dos processos de ensino desses sujeitos. Compreende-se que, uma vez garantido o acesso ao deficiente, é necessário pensar ações e debates que busquem a permanência e a efetiva aprendizagem desses alunos, assegurando a formação de um profissional apto ao mercado de trabalho. Este artigo procura tratar dos desafios encontrados pela coordenação do curso para a inclusão destes estudantes e das estratégias adotadas para dar conta desse processo.  O principal expediente utilizado foi a tentativa de despertar um olhar atento aos estudantes que acessam a universidade respeitando as suas demandas e peculiaridades, evitando considerá-lo como um número,  um dado estatístico.

Biografia do Autor

Andreia Ines Dillenburg, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Metodologia do Ensino

Educação Especial

Andrea Forgiarini Cecchin, UFSM

Fundamentos da Educação

Educação a Distância

Referências

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

DILLENBURG, Andreia Ines; CECCHIN, Andrea Forgiarini. NOVAS REALIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 26–42, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.29802. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29802. Acesso em: 18 abr. 2024.