RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Mirna Juliana Santos Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-Rio
  • Sandra Marcelino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-Rio
  • Carla Silva Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Keite Silva de Melo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-Rio Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro - Iserj SME-Duque de Caxias

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29710

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Redes sociais, Educação intercultural

Resumo

O artigo relaciona práticas pedagógicas voltadas para uma proposta intercultural, tendo as redes sociais como suporte, para tratar de questões étnico-raciais na educação. Entende-se que essa relação não está dada, pois há poucos estudos envolvendo educação intercultural e mídias digitais. Assim, busca-se estabelecer essas relações, dentro da perspectiva do trabalho pedagógico intercultural. A educação formal não pode ignorar as questões sociais do nosso tempo e as diferentes identidades que o constituem. Para tanto, este artigo analisa alguns posts do Facebook que tratam de relações étnico-raciais, buscando a ampliação do debate sobre interculturalidade na educação, concluindo o texto com algumas proposições voltadas à prática docente.

Biografia do Autor

Mirna Juliana Santos Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-Rio

Doutoranda em Educação na PUC-Rio, na linha de Linguagens, Mídias e Educação. Bolsista Capes ProEx. Mestra em Educação pela Unirio. Pós-Graduada em Tradução de Língua Francesa e graduada em Letras-Francês pela UFC-CE. Áreas de interesse: cinema/ audiovisual e educação, cineclubismo, educação não formal.

Sandra Marcelino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas (Educação) pela PUC-Rio (ingresso em 2015) e Bolsista CNPq; Mestra em Serviço Social (2011 / PUC-Rio) e Assistente Social (2008 / PUC-Rio). Atuou como Professora na Rede Municipal de Queimados; Escolas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades de competências e habilidades socioemocionais com crianças e adolescentes e Colaboradora do Núcleo de Educação Continuada na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Áreas de interesse: Educação em Direitos Humanos, Educação Popular e Movimentos Sociais. Temas de interesse: Preconceito e Discriminação; Gênero; Relações Étnico-Raciais e Orientação Sexual. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD). Integrante do GECEC - PUC-Rio (Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas). Integrante da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras.

Carla Silva Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Graduada em Letras Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). É doutoranda no Programa de Educação da PUC-Rio. Bolsista - Aluna Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Temas de interesse e pesquisa: Ensino de Língua Portuguesa e na área de Educação, com ênfase em Metodologia da Língua Portuguesa e Educação e Diversidade, Educação, Mídias e Educação, Identidade, Educação a Distância, Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa, Literatura Infantil.

Keite Silva de Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC-Rio Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro - Iserj SME-Duque de Caxias

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Publicado

09-01-2018

Como Citar

FONSECA, Mirna Juliana Santos; MARCELINO, Sandra; MACHADO, Carla Silva; MELO, Keite Silva de. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 316–338, 2018. DOI: 10.12957/riae.2017.29710. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29710. Acesso em: 23 abr. 2024.