DIMENSÕES DE ATUAÇÃO EM CONTEXTO INCLUSIVO: A AULA DE ARTE MEDIADA PELO SEGUNDO PROFESSOR

Autores

  • Regina Finck Schambeck Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Katheryne Vieira da Luz UDESC

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.29630

Palavras-chave:

Inclusão. Aula de Arte. Segundo professor

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo investigar as conexões entre professoras de arte, segundo professor e a Educação Especial, de modo a compreender o ponto de vista das profissionais sobre as dificuldades e adaptações curriculares necessárias para inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. As profissionais participantes desta pesquisa pertencem à rede municipal de Santo Amaro da Imperatriz do estado de Santa Catarina. A questão de pesquisa buscou identificar qual era a opinião das professoras de Arte e das professoras que atuam como segundo professor sobre a prática escolar envolvendo a Inclusão. A partir da abordagem da pesquisa qualitativa, mediante a sistematização de observações, da realização de entrevista semiestruturada e da aplicação de questionários, foi possível evidenciar as atividades desenvolvidas, as funções das segundas professoras no contexto escolar e, principalmente, ações de parceria entre as duas categorias de profissionais envolvidas no processo de inclusão de alunos com deficiência na rede municipal de ensino investigada. A análise de dados trouxe em evidência a formação inicial e/ou continuada, tangenciando aspectos que precisariam melhorar em busca de um ‘ideal’ para que a inclusão fosse efetivada no contexto analisado.

Biografia do Autor

Regina Finck Schambeck, Universidade do Estado de Santa Catarina

professora do Departamento de Música do Centro de Artes da Udesc/SC - área de Educação Musical

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

SCHAMBECK, Regina Finck; LUZ, Katheryne Vieira da. DIMENSÕES DE ATUAÇÃO EM CONTEXTO INCLUSIVO: A AULA DE ARTE MEDIADA PELO SEGUNDO PROFESSOR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 132–156, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.29630. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29630. Acesso em: 24 abr. 2024.