A DIDÁTICA A SERVIÇO DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM

Autores

  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.29457

Palavras-chave:

Didática – Inclusão – Estudantes com deficiência

Resumo

Este artigo objetiva abordar como a didática pode estar a serviço da inclusão de estudantes com deficiência inseridos na escola comum numa educação emancipadora. Esta discussão foi desenvolvida a partir de estudos realizados sobre o tema. A escola, como um espaço onde se encontram as diferenças, precisa ser um espaço de transformação social, no qual as práticas que são cotidianamente construídas podem contribuir para uma educação transformadora. Os resultados desta reflexão apontam o princípio da inclusão educacional requer compromisso com o desenvolvimento de uma didática inclusiva, que favoreça a criação de condições para que todos tenham na escola o direito de aprender e o acesso aos conhecimentos necessários para o exercício da cidadania e autonomia na sociedade.

Biografia do Autor

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação e Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade.

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

PIMENTEL, Susana Couto. A DIDÁTICA A SERVIÇO DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 66–78, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.29457. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29457. Acesso em: 20 abr. 2024.