FORMANDO PROFESSORES PESQUISADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL E INTEGRADA

Andrea Serpa Albuquerque

Resumo


Este artigo apresenta as experiências desenvolvidas por um grupo de bolsistas do PIBID Pedagogia/UFF. A proposta desenvolvida em 2015 pelo subprojeto: "Alfabetização por projetos de trabalho: ler é conhecer o mundo.", se apresentou como uma rede formativa que extrapola o objetivo primeiro de ser uma iniciação à docência compreendo hoje o PIBID como um projeto de formação integrada e integral. Conceitos como professorapesquisadora, avaliação formativa, interdisciplinaridade, assim como discussões sobre a pedagogia de projetos, afetividade e disciplina, currículos e práticas pedagógicas, se materializam em situações complexas do cotidiano escolar, desafiando alunos, professoras e coordenadora a um movimento continuo de exame das teorias em diálogo com as práticas.

PALAVRAS CHAVE: Formação docente, professora pesquisadora, formação integral.


Palavras-chave


Formação docente, professora pesquisadora, formação integral.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAIT, B. Bakhtin, Dialogismo e Cosntrução do Sentido.Campinas Ed. UNICAMP: 1997.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Ed.Vozes, 2004.

CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: Questões para a educação hoje. Porto Alegre: ArteMed, 2005

FOUCAULT. Michel. Microfísica do Poder.org. e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LARROSA, Jorge e LARA Nuria Pérez de. Imagens do Outro. Petrópolis,RJ: Vozes,1998

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina,2005

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.26115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: