PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR

Autores

  • Dinah Vasconcellos Terra IEF/UFF
  • Rosa Malena Carvalho IEF/UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25704

Palavras-chave:

Educação física escolar. PIBID. Cultura Corporal. Formação docente.

Resumo

Participar de produção coletiva, aproximando o que a educação física realiza no PIBID, destacando a formação inicial e continuada de professores, é tarefa que requer diversos esforços. Especialmente quando ideias hegemônicas naturalizam a vida e, com isso, as práticas corporais são percebidas como expressão máxima dessa ideia. Por isso, caracterizamos essa prática pedagógica pela perspectiva da cultura corporal e, como esse paradigma vem oportunizando organizar seus conteúdos no escolar. No movimento de pensar sua invenção em um conjunto de tensões, apresentamos os compromissos e intenções que fizeram o Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense compor, desde 2011, um programa que proporciona perceber a escola como eixo articulador da formação docente.

Biografia do Autor

Dinah Vasconcellos Terra, IEF/UFF

Professora Associada III no IEF/UFF/; coordenadora de gestão do PIBID-UFF; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em educação Física Escolar e Formação Profissional

Rosa Malena Carvalho, IEF/UFF

Professora adjunta no IEF/UFF; Bolsista CAPES (pós-doutorado na Universidade de Barcelona); Coordenadora colaboradora da área Educação Física do PIBID-UFF; Coordenadora do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar, experiências Lúdicas e Artísticas, Corporeidades)

Referências

CARVALHO, Rosa Malena. Corporeidade e Cotidianidade na Formação de Professores. Niterói: Editora da UFF (EdUFF)/FAPERJ, 2012.

CARVALHO, Rosa Malena & TERRA, Dinah (orgs). Educação Física Escolar – a contribuição do PIBID. Curitiba: CRV, 2015.

CHINELLI, Maura Ventura; GOMES, Anne Michelle Dyzman; TERRA, Dinah Vasconcellos; YAMASAKI, Alice Akemi. Didática e formação de professores no PIBID da UFF: entre o tangível e o intangível na construção de uma educação inovadora. Curitiba: CRV, 2016 (prelo).

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2014.

GATTI, B.A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p.23-54.

GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson, A. S.; FERRAGUT, Laurizete. São Paulo: FCC/SEP, 2014.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola – uma questão pública. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, n. 350, set.-dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350_09.html>

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

TERRA, Dinah Vasconcellos; CARVALHO, Rosa Malena. PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA – TENSÕES DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE SE CONSTITUI NO ESCOLAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 167–183, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25704. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25704. Acesso em: 18 abr. 2024.