SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O PIBID: BRINCANDO, PENSANDO E CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AUTONOMIA

Autores/as

  • Elisabete Cristina Cruvello da Silveira
  • Natália Pereira
  • Wallace Moura

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25701

Palabras clave:

Práticas educativas críticas, Mediação didática, Sociologia no Ensino Médio, Autonomia, PIBID.

Resumen

O artigo tece reflexões sobre práticas educativas críticas no ensino de Sociologia no âmbito do PIBID. Conceitos como mediação didática e autonomia à luz dos aportes de Freire, Arroyo, Verhaege, Wolfs, Simon, Compère, Schwartz e Almeida serviram para captar as vivências realizadas na escola, bem como elabora-las conceitualmente. O uso de jogos didáticos e as vivências na semana da Consciência Negra representam os exemplos concretos das práticas educativas que criaram centros de interesse e chaves de leitura essenciais ao processo de transposição didática como prática epistemológica. Além disso, essas atividades assinalam a relevância do PIBID como campo concreto para elaborar novos dispositivos de aprendizagem e outras práticas educativas relevantes no ensino da Sociologia.

Biografía del autor/a

Elisabete Cristina Cruvello da Silveira

Natália Pereira

Wallace Moura

Citas

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Transposição didática. Por onde começar? São Paulo: Cortez, 2007.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos. Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanista. Petrópolis: Vozes, 1986.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de (Organizador). Sociologia e Ensino em Debate. Experiências e Discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora Ijuí, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Organizador). Ensino de Sociologia. Desafios teóricos e pedagógicos para as Ciências Sociais. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2013.

SCHWARTZ, Gilson. Brinco, logo aprendo. Educação, videogames e moralidades pós-modernas. São Paulo: Paulus, 2014.

VERHAEGHE, Jean-Claude et alli. Praticar a Epistemologia. Um manual de iniciação para professores e formadores. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

Publicado

2017-01-31

Cómo citar

CRISTINA CRUVELLO DA SILVEIRA, Elisabete; PEREIRA, Natália; MOURA, Wallace. SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O PIBID: BRINCANDO, PENSANDO E CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AUTONOMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 184–200, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25701. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25701. Acesso em: 2 ago. 2025.