AS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO- PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID/FURG

Autores

  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria do Carmo Galiazzi FURG
  • Suélen Altenhofen

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25697

Palavras-chave:

Formação de Professores, Escrita Narrativa, Roda de Formação.

Resumo

Apresenta-se a história construída na formação de professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde o ano de 2009. O presente texto centra-se no processo de escrita de histórias de sala de aula nas Rodas de formação acadêmico-profissional de professores e licenciandos (DINIZ-PEREIRA, 2011, SOUZA, 2011), sendo uma das atividades proposta no âmbito do PIBID/Institucional da FURG. Abordam-se os pressupostos teóricos e metodológicos no processo de escrita de histórias de sala de aula, centrado na escrita narrativa como modo de se constituir professor em Rodas de Formação (CLANDININ; CONNELLY, 2011, SOUZA, 2011). Os resultados de uma avaliação online proposta no âmbito do PIBID/Institucional na FURG no ano de 2012 são discutidos como modo de perceber a contribuição do PIBID e a importância das histórias de sala de aula para licenciandos e professores participantes do processo de formação. Argumenta-se a importância de continuidade e reconhecimento do PIBID como política de formação de professores, a partir da potência das Rodas de Formação, das histórias de sala de aula vividas na sala de aula, das aprendizagens e do trabalho colaborativo na formação docente.

Biografia do Autor

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, professora adjunta da Escola de Químca Licenciatura, com atuação nas áreas de formação de professores e pesquisa narrativa.

Maria do Carmo Galiazzi, FURG

Doutora em Educação. Professora Associada da Escola de Química e Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora Institucional do PIBID/FURG

Suélen Altenhofen

Referências

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.

DORNELES, A. A bordadura da sala de aula de Química em Rodas de Formação. Curitiba:

Editora Appris, 2013.

DORNELES, A.; GALIAZZI, M.C. Histórias de Sala de Aula de Professoras de Química: Partilha de Saberes e de Experiências nas Rodas de Formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, vol. 34, n° 4, p. 256-265, nov., 2012.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian. (orgs). Álbum do PIBID/FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2011.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2012.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2013.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2014.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

SOUZA, Moacir. Histórias de Professores de Química em Rodas de Formação em Rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

SUAREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa-ação-formação de docentes. In: PASSEGI, Maria da Conceição, BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2008.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo; ALTENHOFEN, Suélen. AS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO- PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID/FURG. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 100–116, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25697. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25697. Acesso em: 19 abr. 2024.