FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Jaqueline Pereira Ventura Universidade Federal Fluminense
  • Dayana Gomes
  • Daniel Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25695

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Interdisciplinaridade. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e refletir sobre a experiência de formação docente para EJA no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, nas áreas de História e Geografia. O Subprojeto Interdisciplinar: Formação de Docentes para a Educação de Jovens e Adultos realizou-se no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em turmas de EJA de nível médio, nos anos 2014-2015. Tendo por referencial teórico a interdisciplinaridade referenciada no trabalho como princípio educativo e nas contribuições da pedagogia histórico-crítica, o relato discute as possibilidades de uma prática interdisciplinar na escola pública no desenvolvimento de ações que respeitem as características próprias do educando trabalhador.

Biografia do Autor

Jaqueline Pereira Ventura, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação. Professora Adjunta da área de Educação de Jovens e Adultos, no Departamento Educação, Sociedade e Conhecimento, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Dayana Gomes

Estudante do curso de História da  Universidade Federal Fluminense, Bolsista de Iniciação à Docência PIBID/CAPES

Daniel Ferreira

Estudante do curso de Geografia da  Universidade Federal Fluminense, Bolsista de Iniciação à Docência

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

VENTURA, Jaqueline Pereira; GOMES, Dayana; FERREIRA, Daniel. FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 63–83, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25695. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25695. Acesso em: 19 abr. 2024.