MEMÓRIAS SENTIMENTAIS (E CRÍTICAS) DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PONTO DE VISTA DO PIBID HISTÓRIA UFF 2014

Autores

  • Everardo Paiva de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25694

Palavras-chave:

Cultura escolar. Formação de professores. Iniciação à docência. PIBID de História. Relação universidade / escola

Resumo

O presente trabalho reflete, antes de mais nada, o modo de inserção de um coordenador de área do PIBID no próprio Programa e a maneira pela qual ele produz sentidos, se apropria e compartilha significados coletivamente mobilizados. Discute a formação de professores sob a perspectiva estratégica da iniciação à docência como eixo articulador e finalidade principal do PIBID. Sugere que o Programa agrega valores novos à formação implementada pelos cursos de licenciatura em ambiente universitário, tradicionalmente subordinados ao bacharelado, tais como a centralidade da reflexão sobre a prática e o horizonte da educação e do ensino escolar. Conclui pela multiplicidade de PIBIDs em face da diversidade de experiências formativas vinculadas às áreas de conhecimento.

Biografia do Autor

Everardo Paiva de Andrade

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

PAIVA DE ANDRADE, Everardo. MEMÓRIAS SENTIMENTAIS (E CRÍTICAS) DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PONTO DE VISTA DO PIBID HISTÓRIA UFF 2014. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 84–99, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25694. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25694. Acesso em: 20 abr. 2024.