MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO TIPO SUJEITO E DO TIPO INTENSIDADE: MOVIMENTOS COTIDIANOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Maritza Maciel Castrillon Maldonado

Resumo


Professoras. Estagiárias. Crianças. Como nos tornamos o que somos? Ou, o que estamos fazendo de nós mesmos e dos outros que estão aos nossos cuidados? Analisar essas questões é o que nos movimenta neste texto. Analisá-las não apenas no sentido de problematizar “o” sujeito professora, ou “o” sujeito estagiária, ou “o” sujeito criança, em suas identidades ou identificações, criando-lhes uma pretensa verdade. Analisar essas questões no sentido de interpelar alguns processos de subjetivação que constituem os sujeitos ou seus modos de existência e pensar uma nova forma de subjetividade, que recuse a individualidade, que seja singular, que potencialize a vida. Esse é nosso propósito neste texto. Como faremos isso? Narrando acontecimentos cotidianos que movimentam espaçostempos de instituições de Educação Infantil e constituem, ora sujeitos, ora intensidades. Esses acontecimentos foram percebidos a partir de práticas da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Universitário de Cáceres.


Palavras-chave


Estágio, Educação Infantil, Subjetivação

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.25693

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e-ISSN: 2359-6856

 


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