ENCONTRO COM A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE AUTOFORMAÇÃO QUE REVELAM APRENDIZAGENS AUTORREGUATÓRIAS

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25507

Palavras-chave:

narrativas de autoformacão, autorregulação da aprendizagem, fazer docente

Resumo

Esta pesquisa busca compreender os modos de fazer a docência em contextos escolares diversificados. Os dados coletados foram submetidos à metodologia de análise textual discursiva e dela emergiram dimensões e categorias. As dimensões reveladas nas ações dos professores iniciantes foram: prática educativa, atuação do professor e formação inicial. As categorias oriundas do processo da análise são: itinerários que revelam a articulação entre autoformação e autorregulação da aprendizagem e modos de produção relativos a autoformação. As narrativas mostram o quão importante tem sido o investimento na autoformação dos professores, no que tange ao desenvolvimento de competências para a atuação em sala de aula, acompanhado de um processo crítico e reflexivo sobre a prática profissional.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

11-09-2016

Como Citar

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. ENCONTRO COM A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE AUTOFORMAÇÃO QUE REVELAM APRENDIZAGENS AUTORREGUATÓRIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 204–221, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25507. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25507. Acesso em: 29 mar. 2024.