Projeto Flora na comunidade Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, MG e as possibilidades do currículo narrativ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14326Palabras clave:
currículo narrativo, mônadas, memória.Resumen
Projeto Flora na comunidade Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, MG e as possibilidades do currículo narrativo
Resumo
O artigo apresenta uma experiência vivida na comunidade escolar Xucuru Kariri, Caldas, MG, que teve como referência uma ação pedagógica denominada Projeto Flora, baseado na obra literária de Bartolomeu Campos de Queirós e na história de vida da matriarca da comunidade. As semelhanças entre a personagem Flora e a matriarca Flora suscitaram uma estreita relação entre a ficção e a realidade, promovendo a produção de um currículo narrativo, fazendo emergir o registro e memória com o potencial mobilizar identidades na perspectiva da cultura local. Do ponto de vista teórico, a experiência é ressignificada a partir da proposição de Ivor Goodson que considera a possibilidade de tratar o currículo como narrativa. As narrativas foram ouvidas e ressignificadas como mônadas, a partir de uma perspectiva benjaminiana.
Palavras Chaves: currículo narrativo, mônadas, memória.
Citas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense,
(Obras escolhidas v.1)
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35 maio/ago. 241, 2007.
GUIMARÃES, Susana Grillo. A formação de professores indígenas no Brasil hoje. in: VEIGA, Juracilda e SALANOVA, Andrés (orgs.) Questões de educação escolar indígena: da formação do professor ao projeto de escola. Brasília: FUNAI/DEDOC, Campinas: ALB, 172 p. , 2001.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm von. Os Princípios da Filosofia ditos a Monadologia. In: Coleção Os Pensadores. 1a. edição. Vol. XIX. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
PETRUCCI-ROSA, Maria Inês, RAMOS, Tacita Ansanello, CORREA, Bianca Rodrigues, ALMEIDA JR., Admir Soares. Narrativas e Mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Revista Currículo Sem Fronteiras, v. 11, n. 1, pp. 198-217, Jan-Jun, 2011.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Flora. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, Beatriz Sales da. Educação escolar indígena : Mas, o que é mesmo uma escola diferenciada? Trajetória, equívocos e possibilidades no contexto da E. E. Indígena Xucuru Kariri Warkanã, de Aruanã (Caldas, MG). Campinas/ FE/UNICAMP: Dissertação de Mestrado, 2010. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/ - último acesso 18/12/2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional