Projeto Flora na comunidade Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, MG e as possibilidades do currículo narrativ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14326Palavras-chave:
currículo narrativo, mônadas, memória.Resumo
Projeto Flora na comunidade Xucuru Kariri Warkanã de Aruanã, MG e as possibilidades do currículo narrativo
Resumo
O artigo apresenta uma experiência vivida na comunidade escolar Xucuru Kariri, Caldas, MG, que teve como referência uma ação pedagógica denominada Projeto Flora, baseado na obra literária de Bartolomeu Campos de Queirós e na história de vida da matriarca da comunidade. As semelhanças entre a personagem Flora e a matriarca Flora suscitaram uma estreita relação entre a ficção e a realidade, promovendo a produção de um currículo narrativo, fazendo emergir o registro e memória com o potencial mobilizar identidades na perspectiva da cultura local. Do ponto de vista teórico, a experiência é ressignificada a partir da proposição de Ivor Goodson que considera a possibilidade de tratar o currículo como narrativa. As narrativas foram ouvidas e ressignificadas como mônadas, a partir de uma perspectiva benjaminiana.
Palavras Chaves: currículo narrativo, mônadas, memória.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense,
(Obras escolhidas v.1)
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35 maio/ago. 241, 2007.
GUIMARÃES, Susana Grillo. A formação de professores indígenas no Brasil hoje. in: VEIGA, Juracilda e SALANOVA, Andrés (orgs.) Questões de educação escolar indígena: da formação do professor ao projeto de escola. Brasília: FUNAI/DEDOC, Campinas: ALB, 172 p. , 2001.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm von. Os Princípios da Filosofia ditos a Monadologia. In: Coleção Os Pensadores. 1a. edição. Vol. XIX. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
PETRUCCI-ROSA, Maria Inês, RAMOS, Tacita Ansanello, CORREA, Bianca Rodrigues, ALMEIDA JR., Admir Soares. Narrativas e Mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Revista Currículo Sem Fronteiras, v. 11, n. 1, pp. 198-217, Jan-Jun, 2011.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Flora. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, Beatriz Sales da. Educação escolar indígena : Mas, o que é mesmo uma escola diferenciada? Trajetória, equívocos e possibilidades no contexto da E. E. Indígena Xucuru Kariri Warkanã, de Aruanã (Caldas, MG). Campinas/ FE/UNICAMP: Dissertação de Mestrado, 2010. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/ - último acesso 18/12/2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional