Diversidade Cultural nas Aulas de Educação Física na Escola Pública: o embate com igrejas cristãs quando se trata de estudar culturas africanas e indígenas

Bruno Rodolfo Martins

Resumo


Este texto aponta para o tema da diversidade cultural e sua integração às propostas de intervenções pedagógicas a partir das aulas de educação física escolar. Procura indicar mudanças nas próprias referências que norteiam estas aulas e provoca questões como o preconceito diante de expressões culturais com referenciais africanos ou indígenas. Com o apoio de leis vigentes e de documentos oficiais, essa proposta conseguiu superar os dilemas e reações que emergiram, entre tentativas intencionais ou não, de retirar a laicidade da escola pública em prol da visão de mundo de algumas religiões cristãs. O debate atravessa, por um lado, a necessidade de uma escola pública efetivamente laica e, por outro, a influência na Educação de setores religiosos cristãos.


Palavras-chave


Diversidade Cultural; Relações étnico-raciais; Educação Física; Laicidade; Preconceito

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2015.14242

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e-ISSN: 2359-6856

 


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