Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da Educação Física escolar: percepções docentes

Autores

  • Luciano Nascimento Corsino Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.14187

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Relações Raciais. Relações de Gênero.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar pesquisa realizado com duas professoras e um professor de Educação Física de duas escolas municipais de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A pesquisa qualitativa e descritiva analisou os questionários aplicados a fim de identificar três aspectos: a concepção dos/as professores/as sobre os conceitos de raça e de gênero; o olhar dos/as professores/as sobre as relações raciais e de gênero na Educação Física escolar e as suas percepções acerca da lei 10.639/03. Os resultados apontam que eles/as conhecem as categorias raça e gênero, de forma superficial, procuram considerá-las no cotidiano das aulas de Educação Física, conhecem a lei 10.639/03 a partir de cursos realizados em variadas instituições e tentam aplicá-la em suas aulas.

Biografia do Autor

Luciano Nascimento Corsino, Universidade Estadual de Campinas

Cursa doutorado em Educação pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), na área de concentração Educação e Ciências Sociais, onde é bolsista CAPES. Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na UNIFESP. É licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (UNIMESP-FIG).

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Publicado

26-08-2015

Como Citar

CORSINO, Luciano Nascimento. Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da Educação Física escolar: percepções docentes. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 247–262, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.14187. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/14187. Acesso em: 25 abr. 2024.