Saúde na escola: que discursos circulam entre profissionais de saúde e educação?

Autores

  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Cezar Moura Luz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.10340

Resumo

Doi: 10.12957/riae.2015.10340

Este estudo objetivou, à luz da noção de práticas discursivas numa perspectiva foucaultiana, conhecer que discursos são produzidos por profissionais de Saúde e Educação de Parnaíba-PI acerca das práticas de saúde na escola. O estudo se ancorou na noção de práticas discursivas numa perspectiva Foucaultiana. Apresentou natureza empírica qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com profissionais de saúde da cidade de Parnaíba-PI e três profissionais de uma escola pública da cidade. Os resultados apontam ser tênue a articulação entre o serviço de saúde e a escola. Sobre promoção da saúde, observa-se que as produções discursivas mostram uma coexistência de sentidos diferentes diante de sua concepção: ora, foca-se nos aspectos comportamentais do indivíduo e ora temos concepções voltadas ao empoderamento comunitário e familiar.

Biografia do Autor

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia da UFC

Paulo Cezar Moura Luz, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo pela Universidade Federal do Piauí - Campus Parnaíba

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Publicado

18-03-2015

Como Citar

BARROS, João Paulo Pereira; LUZ, Paulo Cezar Moura. Saúde na escola: que discursos circulam entre profissionais de saúde e educação?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 115–132, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.10340. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/10340. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático