O monitoramento e avaliação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação 2014-2024: contribuições para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60928

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação (2014-2024). Monitoramento. Educação Especial. Educação Inclusiva. Meta 4.

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014, constitui-se em importante instrumento balizador das políticas educacionais no país para o decênio 2014-2024. O presente artigo trata do monitoramento da Meta 4 considerando o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento do PNE, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Anísio Teixeira (INEP), assim como informações relevantes à temática em pauta. 

Biografia do Autor

Roberval Angelo Furtado, Universidade Católica de Brasília Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS

Doutorando e Mestre em Educação (Política, Gestão e Avaliação da Educação) pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Gestão Educacional e graduado em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Professor e especialista em educação do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, tem experiência nos seguintes temas: currículo, formação de professores, legislação educacional, planos de educação e regime de colaboração.

Vera Lucia Gomes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana

Possui graduação em Pedagogia (1995), pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela UNIDERP (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Foi conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação do Estado de MS, Conselheira suplente do Conselho de Ensino e pesquisa e Extensão UEMS. Atuou Coordenadora de Educação Especial do Estado de MS (2007-2014), Atualmente é Tutora do Curso de Especialização em Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado da UFMS. Atua como professora da Universidade Federal do MS - Câmpus Aquidauana, nas disciplinas de Educação Inclusiva, Políticas Públicas da Educação, Fundamentos da Alfabetização, Metodologia de Pesquisa, Educação do Campo, e Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial e inclusiva, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva.

Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa , gestão escolar e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Hoje, desenvolve suas funções no campus de Aquidauana, dando sequência ao GEPA/LABAC, seu grupo de estudos.

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Furtado, R. A., Gomes, V. L., & Rosas de Castro, R. de F. da S. (2022). O monitoramento e avaliação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação 2014-2024: contribuições para o debate. Revista Teias, 23(68), 320–336. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60928

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua