Criança, escola e acolhimento institucional: a escola como espaço de socialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60916

Palavras-chave:

acolhimento institucional, escola, criança.

Resumo

O artigo versa sobre o papel da escola na socialização das crianças acolhidas institucionalmente. Elencou-se como objetivos pesquisar sobre o papel da escola no processo de construção da identidade e da socialização da criança acolhida; conhecer a trajetória da criação, implementação e consolidação das instituições de acolhimento no Brasil; e reconhecer a escola como importante espaço de socialização. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Como resultado, percebeu-se a importância do conhecimento sobre a história e a função das instituições de acolhimento, a fim de desmistificar mitos e preconceitos; assim como a relevância do papel da escola na infância das crianças acolhidas. A escola tem o papel de ajudá-las na superação das possíveis dificuldades em seu desenvolvimento, e desmistificar a visão, muitas vezes, preconceituosa sobre a criança acolhida.

Biografia do Autor

Gilmara Lupion Moreno, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), mestrado em Programa de Mestrado Em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e doutorado em Programa de doutorado em educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012) . Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Legislação da Educação Infantil; Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Relação escola-família na educação infantil, escola e adoção.

Maria Vitória Braga Sudario, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Graduada em Pedagogia

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Moreno, G. L., & Sudario, M. V. B. (2022). Criança, escola e acolhimento institucional: a escola como espaço de socialização. Revista Teias, 23(68), 29–41. https://doi.org/10.12957/teias.2022.60916

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua