Alteridade: o outro na pesquisa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.57198

Palavras-chave:

Alteridade. Educação. Pesquisa-ação.

Resumo

O artigo propõe um debate sobre alteridade ao abordar a pesquisa em Educação. Versa sobre a pesquisa-ação como uma alternativa que aproxima e possibilita a escuta do pesquisador frente ao seu objeto, principalmente quando falante, a fim de produzir conhecimentos que gerem impacto nas ações educacionais e contribuam para solucionar problemas detectados nos processos de coleta de dados de campo. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A investigação demonstrou que o pesquisador ao escolher a pesquisa-ação institui uma das possibilidades promissoras capaz de criar alternativas educacionais no âmbito social, principalmente porque estabelece ou cria constantes diálogos, alteridades e escutas sensíveis, itens fundamentais ao tratar da pesquisa com seres humanos.  Instituir a dialogicidade é premente à identificação e solução na condição de alternativa para resolver parte dos problemas educacionais.

Biografia do Autor

Marcia Jovani de Oliveira Nunes, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEE/Prof/UNIR). Colorado do Oeste – RO, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1568-0462. E-mail: marcia.nunes@ifro.edu.br. Rua Humaitá 2552, Colorado do Oeste – RO, CEP 76993-000 http://lattes.cnpq.br/0224188849238773 (69) 9 8479.7920

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho

Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo e Historiador. Professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Ciências da Educação (DECED) e dos Programas de Pós-graduação em Educação (Profissional e Acadêmico) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho – RO, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2687-6575. E-mail: josemir.barros@unir.br Rua Paulo Francis 1798, apto. 5, Bairro Nova Floresta, Porto Velho RO CEP 76.807-150 http://lattes.cnpq.br/3625890466420467 (31) 9 9611.8082

Downloads

Publicado

01-03-2022

Como Citar

Nunes, M. J. de O., & Barros, J. A. (2022). Alteridade: o outro na pesquisa em Educação. Revista Teias, 23(68), 405–421. https://doi.org/10.12957/teias.2022.57198

Edição

Seção

Ensaios