A categoria Práxis: elemento para se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil

Francielle Nascimento Merett, Marta Silene Ferreira Barros

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar e discutir de que maneira a práxisé compreendida e materializada no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem crítico dialética. A coleta de dados se deu pela aplicação de uma entrevista semiestruturada com professores de duas escolas do norte do Paraná. A partir da análise, verificou-se a necessidade de problematizar a formação continuada dos professores da Educação Infantil, pois, a formação inicial pode não subsidiar a compreensão da práxisenquanto possibilidade de efetivação de um trabalho que vise a aprendizagem e do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. 


Palavras-chave


Educação Infantil; Formação de professores; Práxis.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.42487

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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