<b>PRÁTICAS AVALIATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO NOS COTIDIANOS - UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.36135Palavras-chave:
Práticas avaliativas, Tomada de decisões, Profissionalização docente.Resumo
O artigo analisa discursos sobre avaliação da aprendizagem veiculados por trabalhos publicados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, no Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste e na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Nestes espaços acadêmicos foram selecionados trabalhos que tiveram como lócus de produção discursiva o cotidiano escolar e que focaram práticas avaliativas de professores. Esses trabalhos, sujeitos a uma análise de discurso, apontam que a avaliação, nas práticas que a concretizam, constitui um elemento fundante para a afirmação dos saberes docentes e consequentemente para a afirmação do grupo enquanto profissão, nomeadamente por implicar a tomada de decisões, contribuindo para a profissionalização docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.