ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA CRECHE

Angélica Aparecida Ferreira da Silva, Fernanda Müller

Resumo


Considera teses e dissertações da área de Educação que tratam da temática primeira infância na creche no período de 1997 a 2011. Utiliza o método Análise de Conteúdo com a finalidade de apresentar uma triangulação entre a abordagem quantitativa e qualitativa em pesquisa. Objetiva analisar aspectos como universidades, regiões, estados, agências financiadoras e o gênero dos pesquisadores, assim indicar como essa produção acadêmica tem se constituído no Brasil. Utiliza o Banco de Teses da CAPES como fonte de coleta. Para a identificação e seleção das pesquisas foram consideradas as palavras-chave creche e infância. A análise dos dados ilustra que os estudos estão concentrados na região Sudeste, nas universidades de São Paulo, são realizados por mulheres e menos da metade é financiado.

Palavras-chave


Educação; Educação Infantil; Pesquisa em educação

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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