DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: DO PRECONCEITO AO RECONHECIMENTO

Autores

  • Abdeljalil Akkari Universidade de Genebra
  • Mylene Cristina Santiago Universidade Federal Fluminens

Palavras-chave:

Igualdade/diferença, identidades, inclusão/exclusão, perspectiva intercultural, educação.

Resumo

O texto debate sobre os conceitos de igualdade e diferença no contexto escolar, explorando suas repercussões nas propostas educacionais ancoradas em modelos de integração, inclusão e nas perspectivas interculturais de educação. Inicialmente, discutimos as tensões identitárias presentes no debate entre diferença e igualdade, ressaltando os riscos que a ênfase e a desarticulação entre os conceitos podem gerar em termos de homogeneização ou diferenciação dos estudantes nos processos escolares. Em seguida, buscamos apresentar e diferenciar os processos de integração e inclusão, distinguindo as diferentes abordagens que cada processo destina à articulação entre igualdade e diferença. Finalmente, elencamos proposições referentes às culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estabelecendo aproximações com as abordagens interculturais em educação, intencionando provocar necessárias desestabilizações em nossa cultura escolar rumo à dimensões que reconheçam o direito e a importância da diferença.

Biografia do Autor

Abdeljalil Akkari, Universidade de Genebra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, onde atua como professor, e pós-doutor pela Universidade de Baltimore/USA. É consultor da Unesco e outras organizações internacionais. Realiza estudos sobre desigualdades educacionais, Educação comparada e conexões entre culturas e Educação.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal Fluminens

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRF). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio a Participação e Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ). Realiza estudos sobre os processos de inclusão e exclusão em educação, formação de professores e educação intercultural.

Downloads

Publicado

11-03-2015

Como Citar

Akkari, A., & Santiago, M. C. (2015). DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: DO PRECONCEITO AO RECONHECIMENTO. Revista Teias, 16(40), 28–41. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24548