DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: DO PRECONCEITO AO RECONHECIMENTO
Palavras-chave:
Igualdade/diferença, identidades, inclusão/exclusão, perspectiva intercultural, educação.Resumo
O texto debate sobre os conceitos de igualdade e diferença no contexto escolar, explorando suas repercussões nas propostas educacionais ancoradas em modelos de integração, inclusão e nas perspectivas interculturais de educação. Inicialmente, discutimos as tensões identitárias presentes no debate entre diferença e igualdade, ressaltando os riscos que a ênfase e a desarticulação entre os conceitos podem gerar em termos de homogeneização ou diferenciação dos estudantes nos processos escolares. Em seguida, buscamos apresentar e diferenciar os processos de integração e inclusão, distinguindo as diferentes abordagens que cada processo destina à articulação entre igualdade e diferença. Finalmente, elencamos proposições referentes às culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estabelecendo aproximações com as abordagens interculturais em educação, intencionando provocar necessárias desestabilizações em nossa cultura escolar rumo à dimensões que reconheçam o direito e a importância da diferença.Downloads
Publicado
11-03-2015
Como Citar
AKKARI, Abdeljalil; SANTIAGO, Mylene Cristina. DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: DO PRECONCEITO AO RECONHECIMENTO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 28–41, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24548. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.