O PROFESSOR COMO ARQUITETO DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Flávia Vieira Universidade do Minho Instituto de Educação Braga - Portugal

Resumo

Resumo Num cenário de reformas transnacionais que colocam em causa a autonomia docente e a construção de pedagogias emancipatórias na universidade, e face ao estatuto menor do ensino no meio académico, importa reforçar o papel do professor como arquiteto da pedagogia. Defende-se um maior protagonismo dos professores no desenvolvimento de movimentos contra-hegemónicos de mudança profunda da pedagogia, que implicam a construção de uma educação mais humanista e democrática, mas também a reconfiguração da profissionalidade docente e do estatuto da pedagogia. Em particular, importará constituir comunidades profissionais no seio das quais a investigação é colocada ao serviço do ensino e do desenvolvimento profissional docente. Palavras-chave: universidade, professor, pedagogia, mudança profunda

Biografia do Autor

Flávia Vieira, Universidade do Minho Instituto de Educação Braga - Portugal

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão Áreas de trabalho: didática, formação de professores/ supervisão, pedagogia universitára

Downloads

Publicado

04-12-2013

Como Citar

VIEIRA, Flávia. O PROFESSOR COMO ARQUITETO DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 19, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24369. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Em Pauta