O PROFESSOR COMO ARQUITETO DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE
Resumo
Resumo Num cenário de reformas transnacionais que colocam em causa a autonomia docente e a construção de pedagogias emancipatórias na universidade, e face ao estatuto menor do ensino no meio académico, importa reforçar o papel do professor como arquiteto da pedagogia. Defende-se um maior protagonismo dos professores no desenvolvimento de movimentos contra-hegemónicos de mudança profunda da pedagogia, que implicam a construção de uma educação mais humanista e democrática, mas também a reconfiguração da profissionalidade docente e do estatuto da pedagogia. Em particular, importará constituir comunidades profissionais no seio das quais a investigação é colocada ao serviço do ensino e do desenvolvimento profissional docente. Palavras-chave: universidade, professor, pedagogia, mudança profundaDownloads
Publicado
04-12-2013
Como Citar
VIEIRA, Flávia. O PROFESSOR COMO ARQUITETO DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 19, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24369. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.