PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS CURRICULARES: CONTEÚDOS SELECIONADOS E SILENCIADOS

Autores

  • Michele Guerreiro Ferreira Graduada em Ciências Sociais (FAFICA); Especialista em História do Brasil (FAFICA); Mestra em Educação Contemporânea (CAA/UFPE); professora no curso de Pedagogia da FAFICA, professora de Sociologia e História da rede estadual de ensino; Membro do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade (CAA/UFPE)
  • Janssen Felipe da Silva Pedagogo (FAFIRE) Mestre e Doutor em Educação pelo Núcleo de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica – UFPE. Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste no Núcleo de Formação Docente – UFPE e Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Coordenador do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade (CAA/UFPE).

Resumo

Resumo: Baseado nos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005, 2011; WALSH, 2008; SARTORELLO, 2009), apresentamos resultados da pesquisa de Mestrado em Educação Contemporânea (PPGEDUC/CAA/UFPE), ao questionarmos a presença da herança colonial nos currículos escolares. Utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2004; VALA, 1990) para analisar os dados coletados/produzidos nas entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2010) e nos questionários aplicados. O objetivo deste artigo é mostrar os conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana presentes nas práticas curriculares do(a)s professore(a)s e discutirmos os limites e as possibilidades abertas para a decolonização dos currículos e a construção da Educação das Relações Étnico-Raciais. Palavras-chave: práticas curriculares; relações étnico-raciais; currículos colonizados; decolonialidade.

Downloads

Publicado

04-12-2013

Como Citar

Ferreira, M. G., & Silva, J. F. da. (2013). PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS CURRICULARES: CONTEÚDOS SELECIONADOS E SILENCIADOS. Revista Teias, 14(33), 19. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24363

Edição

Seção

Em Pauta