A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS

Autores

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos
  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos- Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação

Resumo

O trabalho parte do pressuposto de que a prática docente é um objeto de estudo multidimensional e complexo, o que exige do pesquisador um olhar diferenciado para sua compreensão. O trabalho buscou compreender as possibilidades da análise de forma intersubjetiva e multirreferencial, utilizando a metodologia reflexiva (FRANCO, 2008), que se caracteriza por ser a postura crítica que organiza a dialética do processo investigativo e que orienta os recortes e as escolhas feitas pelo pesquisador. O foco metodológico é a pesquisa-ação, utilizando o registro de imagens e a análise coletiva de dados proporcionados pela imagem, considerada como ferramenta que possibilita a aproximação do docente à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de uma hermenêutica crítica para a análise coletiva da prática. Palavras-chave: prática docente; pesquisa-ação; formação de professores

Biografia do Autor

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutora em Letras. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação - Universidade Católica de Santos - SP

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos- Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação

Doutora em Educação (USP-SP). Docente pesquisadora do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos

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Publicado

28-08-2011

Como Citar

Gilberto, I. J. L., & Franco, M. A. S. (2011). A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS. Revista Teias, 12(25), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24177

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua