MÍDIA-EDUCAÇÃO E CINEMA NA ESCOLA

Autores

  • Mônica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Mídia-educação, cinema na escola, produção de mídias com crianças.

Resumo

A partir de uma pesquisa que trabalhou a relação crianças, cinema e mídia-educação em diferentes contextos socioculturais, este trabalho discute as possibilidades educativas e as formas de mediação desta prática cultural na escola. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o trabalho sugere que, através de uma perspectiva ecológica de mídia-educação – de educar com, sobre e através de todos os meios –, é possível desenvolver um percurso didático que ultrapasse algumas fronteiras no trabalho com crianças: das crianças consumidoras e espectadoras às crianças produtoras de cultura. A fim de construir uma apropriação crítica e criativa das mídias, propõe-se um percurso educativo na escola que possa assegurar a experiência da fruição, análise e criação envolvendo a produção de mídias feitas com crianças na escola.

Biografia do Autor

Mônica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação e Arte, UFSC/CNPq.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Fantin, M. (2007). MÍDIA-EDUCAÇÃO E CINEMA NA ESCOLA. Revista Teias, 8(14-15), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24008

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua