IDEOLOGIA, UTOPIA E CONHECIMENTO: UMA CONVERSA COM LEANDRO KONDER

Autores

  • Luiz Cavalieri Bazílio Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rita Ribes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

ideologia, utopia, conhecimento, Leandro Konder

Resumo

Leandro Konder é uma figura que dispensa apresentações no meio acadêmico. Ainda bem. Difícil traduzir sua competência teórica, sua generosidade e simplicidade. Muito fácil de se compreender quando já se compartilhou do tradicional “cafezinho com o Leandro”, uma espécie de posfácio às suas aulas de Filosofia, regado a conversas descontraídas, questões conceituais e políticas, tudo com muito humor. É com muita satisfação que realizamos esta entrevista, na medida em que Leandro participou efetivamente de nossa formação, seja como professor, escritor ou como a pessoa amiga que é. Reconhecemos que sua presença no texto que se segue não se restringe às respostas, mas atravessam as perguntas que fizemos, tornando também nossas muitas de suas palavras, incorporadas ao nosso pensar e ao nosso dizer ao longo de uma trajetória compartilhada. Nesta entrevista exploramos três temas fundamentais: ideologia, utopia e conhecimento, temas sempre presentes na obra de Leandro Konder, um autor que é referência para muitas gerações.

Biografia do Autor

Luiz Cavalieri Bazílio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Unicamp; Professor da Faculdade de Educação da UERJ.

Rita Ribes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Filosofia pela UFPel. Doutora em Educação pela PUC-RJ. Professora da Faculdade de Educação da UERJ.

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio; Professora da Faculdade de Educação da UERJ; Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Publicado

28-08-2007

Como Citar

Bazílio, L. C., Ribes, R., & e Souza, S. J. (2007). IDEOLOGIA, UTOPIA E CONHECIMENTO: UMA CONVERSA COM LEANDRO KONDER. Revista Teias, 2(4), 7 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23896