v. 13 n. 2 (2013): 2º quadrimestre de 2013

Dossiê Metalinguagem
Publicado: 04-12-2013
  • EXPEDIENTE - v13n2

    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8415

Editorial

  • Editorial

    Adriana Benevides Soares, Alexandra Cleopatre Tsallis, Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo, Deise Maria Fernandes Mendes, Deise Mancebo, Rita Maria Manso de Barros
    393-396
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8414

Dossiê Metalinguagem

  • Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano

    Jerusa Fumagalli de Salles, Luciane da Rosa Piccolo, Renata de Souza Zamo, Rudineia Toazza
    397-419
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8416
  • A relação entre a habilidade de leitura e a consciência fonológica: estudo longitudinal em crianças pré-escolares

    Antonio Roazzi, Maira M. Roazzi, Cláudia Nascimento Guaraldo Justi, Francis Ricardo dos Reis Justi
    420-446
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8417
  • Prática pedagógica e o desenvolvimento da Consciência Fonológica

    Cristiane Santos Lima Camilo, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
    447-459
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8418
  • Consciência Fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita por Adultos

    Rosane Braga de Melo, Jane Correa
    460-479
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8419
  • A pós-graduação e o estudo das relações entre habilidades metalinguísticas e linguagem escrita

    Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula
    480-499
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8421
  • A coerência e a coesão nos textos de opinião de alunos do 5º ano de Ensino Fundamental

    Luciana Ribeiro Pinheiro, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    500-523
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8422
  • Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar

    Elvira Cristina Martins Tassoni
    524-544
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8423

Artigos

  • Do novo ao tradicional: a representação da psicologia no judiciário

    Verônica Cecilia Alves da Silva Mafra, Maria de Fátima de Souza Santos
    545-562
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8424
  • Representações sociais de professores sobre a qualidade de vida dos seus alunos

    Luciene Alves Miguez Naiff, Denis Giovani Monteiro Naiff, Alcina Maria Testa Braz
    563-585
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8426
  • A família como um dos fatores de risco e de proteção nas situações de gestação e maternidade na adolescência

    Naiana Dapieve Patias, Marília Reginato Gabriel, Ana Cristina Garcia Dias
    586-610
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8427
  • Mulher e dor: um estudo na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho

    Rubia Minuzzi Tschiedel, Elisete Soares Traesel
    611-624
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8428
  • O discurso psicanalítico entre outros: considerações sobre Radiofonia

    Fábio Santos Bispo, Marcelo Fonseca Gomes de Souza
    625-645
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8429
  • As Cores de Pastore: reflexões fenomenológicas sobre o grafite e a arte de viver

    Maíra Mendes Clini
    646-676
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8430
  • Doença e morte na Umbanda Branca: A Legião Branca Mestre Jesus

    Daniela Torres de Andrade Lemos, José Francisco Miguel Henriques Bairrão
    677-703
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8431
  • Características das situações estressantes em gestores universitários no contexto do trabalho

    Fernanda Ax Wilhelm, José Carlos Zanelli
    704-723
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8432
  • Sofrimento psíquico e trabalho docente – implicações na detecção de problemas de comportamento em alunos

    Gabriela Franco Dias Lyra, Simone Gonçalves de Assis, Kathie Njaine, Thiago de Oliveira Pires
    724-744
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8433
  • O UNICEF e a gestão das famílias: uma análise a partir das ferramentas legadas por Michel Foucault

    Flávia Cristina Silveira Lemos, Cristiane de Souza Santos, Diana da Silva Nobre, Francidalva Costa Paulo
    745-760
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8434

Resenhas

  • História da Psicologia: (re)pensando objetos, métodos e discursos

    Rodrigo Lopes Miranda
    761-767
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8435

Clio-Psyché

  • La producción escrita del Departamento de Psicología en la Universidad de Puerto Rico entre 1924-1943: Estudio preliminar

    Sofía González-Rivera
    768-778
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8436
  • Virgilio Ducceschi y el primer laboratorio de Psicología Experimental en Córdoba, Argentina (1907)

    Fernando José Ferrari
    779-805
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8437