Sofrimento psíquico e trabalho docente – implicações na detecção de problemas de comportamento em alunos

Autores

  • Gabriela Franco Dias Lyra Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES/ FIOCRUZ
  • Simone Gonçalves de Assis Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES/ FIOCRUZ
  • Kathie Njaine Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES/ FIOCRUZ
  • Thiago de Oliveira Pires Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES/ FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8433

Palavras-chave:

Sofrimento Psíquico, Trabalho Docente, Problemas de Comportamento

Resumo

O presente artigo investiga a opinião de professores do ensino fundamental - com e sem sofrimento psíquico - sobre os problemas de comportamento dos alunos e sobre a forma de lidar com esses problemas. Em 2006, 139 professores responderam um questionário autoaplicado a fim de avaliar algumas características do trabalho e a presença de sofrimento psíquico através da escala Self Reported Questionnaire (SRQ-20). Neste mesmo ano, estes profissionais avaliaram a presença de problemas de comportamento em 358 alunos, através da escala Teacher´s Report Form (TRF). Em 2009, 10 Professoras da mesma amostra foram entrevistadas para compreender melhor sobre sua saúde mental e seu trabalho com os alunos. Resultados evidenciam diferenças significativas entre professores com e sem sofrimento psíquico no que tange à forma de avaliar e lidar com os problemas de comportamento dos alunos. A presença de sofrimento psíquico contribui para uma visão mais negativa do trabalho docente.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Lyra, G. F. D., Assis, S. G. de, Njaine, K., & Pires, T. de O. (2013). Sofrimento psíquico e trabalho docente – implicações na detecção de problemas de comportamento em alunos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(2), 724–744. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8433