Prática pedagógica e o desenvolvimento da Consciência Fonológica

Cristiane Santos Lima Camilo, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Resumo


Há bastante consenso na literatura PSI  de que a consciência fonológica traz uma importante contribuição para a alfabetização. Surpreendentemente, poucos estudos têm avaliado o efeito das práticas de ensino na educação infantil, no que diz respeito ao efeito no desenvolvimento da consciência fonológica. O presente estudo investigou a relação entre as práticas de ensino, o desenvolvimento da consciência fonológica e do conhecimento do nome das letras. Duas classes de aula foram observadas. Participaram do estudo 33 crianças. As crianças que tiveram a professora que gastou mais tempo com atividades como ler estórias e trabalhar com a consciência fonológica foram as que tiveram maior ganho na consciência fonológica. Não foram encontradas diferenças significativas para o conhecimento do nome das letras. As implicações educacionais são discutidas.

Palavras-chave


Consciência fonológica; Letras; Metalinguagem; Ensino

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DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2013.8418

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