A relação das Habilidades Sociais educativas e das práticas educativas maternas com os problemas de comportamento em adolescentes

Autores

  • Gabriela Mello Sabbag Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8382

Palavras-chave:

Habilidades sociais educativas maternas, Adolescentes, Problemas de comportamento

Resumo

Este estudo buscou correlacionar as habilidades sociais educativas e as práticas educativas maternas com as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes do sexo feminino e masculino, considerando os grupos de risco e os de não risco para problemas de comportamento. Para tanto, foram investigados os comportamentos maternos através do Roteiro de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e do Inventário de Estilo Parental (IEP). Os comportamentos dos adolescentes foram avaliados através do RE-HSE-P e do Child Behavior Checklist. Participaram do estudo 24 mães e seus filhos adolescentes dos grupos de risco e de não risco. Os resultados apontaram para correlações positivas entre as habilidades sociais educativas maternas no RE-HSE-P e as práticas educativas maternas no IEP. As comparações entre os grupos de risco e os de não risco mostraram que as mães dos adolescentes do grupo de risco apresentaram maior frequência de práticas negativas. Seus filhos mostraram menor frequência de habilidades sociais e maior frequência de problemas de comportamento. Não foram encontradas divergências entre as práticas maternas aplicadas aos adolescentes do sexo masculino e feminino. Também não houve diferenças quanto às habilidades sociais e aos problemas de comportamento em meninos e meninas.

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Publicado

01-08-2011

Como Citar

Sabbag, G. M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2011). A relação das Habilidades Sociais educativas e das práticas educativas maternas com os problemas de comportamento em adolescentes. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 423–441. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8382