A influência da aprendizagem autorregulada na mestria escolar

Autores

  • Maria Olímpia Almeida de Paiva CIPE - Centro de Investigação em Psicologia e Educação
  • Abílio Afonso Lourenço CIPE - Centro de Investigação em Psicologia e Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8279

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, Rendimento acadêmico, Disrupção percebida, Ensino básico

Resumo

Na última década, as investigações efetuadas no âmbito da autorregulação da aprendizagem revelaram um grande impacto na melhoria do rendimento escolar dos alunos.
Esta investigação teve como objetivo estudar a influência da disrupção percebida na autorregulação da aprendizagem e a influência desta no rendimento escolar dos alunos, numa escola pública do norte de Portugal. Para avaliar os construtos utilizaram-se dois instrumentos – o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem e o Questionário dos Comportamentos Disruptivos Percebidos. Foram analisadas as respostas de 147 alunos (77 do sexo masculino e 70 do feminino), do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos.
Constatou-se que os alunos que apresentam menor percepção dos comportamentos disruptivos são mais autorregulados na sua aprendizagem e obtêm melhores notas (Língua Portuguesa e Matemática), o que acentua a importância destes construtos no sucesso escolar. São discutidas implicações educativas nestes níveis de ensino.

Downloads

Publicado

01-08-2012

Como Citar

Paiva, M. O. A. de, & Lourenço, A. A. (2012). A influência da aprendizagem autorregulada na mestria escolar. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(2), 501–520. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8279