AVALIANDO A DOMINÂNCIA E A ARGUMENTAÇÃO EM APRENDIZAGEM POR INTERAÇÃO

Autores

  • Fermino Fernandes Sisto Universidade São Francisco

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi estudar como se manifesta a dominância-complacência em duplas, quando submetidas a um processo de intervenção por conflito sócio-cognitivo em interações continuadas. Participaram da intervenção 32 sujeitos pré-escolares, não-operatórios em conservação de comprimento. Realizaram-se três sessões experimentais de conservação de comprimento por dupla, cada uma delas contendo seis situações de conflito. Os dados sugeriram que as dominância e complacência puras são bem menos freqüentes em situações de interação continuada, do que foram encontradas na literatura. Analisando as condutas das duplas observaram-se quatro tipos de comportamento: complacência, com tendência à complacência, com tendência à dominância e dominância. A dominância não pareceu ter se dado em razão da utilização de argumentos operatórios.

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Publicado

01-11-2013

Como Citar

Sisto, F. F. (2013). AVALIANDO A DOMINÂNCIA E A ARGUMENTAÇÃO EM APRENDIZAGEM POR INTERAÇÃO. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 3(1), 49–60. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/7779