Habilidades Sociais Educativas de Professoras e Relação com Comportamentos de Pré-Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75312

Palavras-chave:

educação especial, comportamento, habilidades sociais

Resumo

A pré-escola é um contexto singular, no qual o professor deve incentivar e promover aprendizagens diversas em sua dinâmica pedagógica. Considerando essa necessidade, este estudo teve como objetivo geral avaliar as Habilidades Sociais Educativas de professoras de crianças pré-escolares com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência, assim como, os objetivos específicos de caracterizar as Habilidades Sociais Educativas de professoras de crianças pré-escolares com desenvolvimento típico, problemas de comportamento e deficiência; e relacionar Habilidades Sociais Educativas dos professores com os problemas de comportamento e habilidades sociais das crianças. Participaram 31 professoras e 93 crianças com idades entre 4 e 6 anos. Para a coleta de dados foram utilizados 1) Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares; 2) Inventário de Habilidades Sociais Educativas; 3) Questionário de Habilidades Sociais Educativas do professor da pré-escola. Os resultados sinalizaram que as professoras apresentaram índices mais elevados de Habilidades Sociais Educativas gerais do que de específicas em situações cotidianas da pré-escola. Houve relação positiva entre Habilidades Sociais Educativas das professoras e o repertório comportamental do grupo de crianças com desenvolvimento típico. A pesquisa concluiu que as professoras apresentavam bom repertório, mas que é necessário investimento em estudos acerca da ocorrência e força da relação entre as variáveis.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Guimarães, C. de A., & Costa, C. S. L. da. (2023). Habilidades Sociais Educativas de Professoras e Relação com Comportamentos de Pré-Escolares. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 291–311. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75312

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento