Esquemas Iniciais Desadaptativos em Adultos com Histórico de Eventos Estressores Precoces
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.68657Palavras-chave:
maus-tratos infantis, terapia do esquema, abuso emocionalResumo
Esse estudo teve como objetivo principal investigar a relação entre os subtipos de Eventos Estressores Precoces e os Esquemas Iniciais Desadaptativos em adultos. Foram utilizados o Questionário sobre Traumas na Infância (Childhood Trauma Questionnaire) e o Questionário de Esquemas de Young - forma reduzida (Young Schema Questionnaire - short form) em uma amostra, não-clínica de 200 pessoas, na qual metade (n=100) apontou a presença de Eventos Estressores Precoces. Os dados foram processados no software IBM SPSS Statistics - versão 22, por meio de estatística descritiva, coeficiente de correlação de Pearson, e comparação de médias através do Teste t de Amostras Independentes. As análises de correlação revelaram que cada subtipo de abuso e negligência se relacionou de diferentes formas com os Esquemas Iniciais Desadaptativos, sugerindo que a influência diferencial de cada tipo deve ser estudada. Dentre todos os subtipos de Eventos Estressores Precoces, o abuso emocional se destacou, apresentando maior prevalência e correlações com mais esquemas.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.