Fatores de Risco Associados ao Suicídio em Universitários: Uma Revisão de Escopo

Rosário Martinho Sunde, Nicolas Cardoso de Oliveira, Caio Cesar Jaeger Filho, Larissa Fenalte Esteves, Bernard Martins Paz, Wagner de Lara Machado

Resumo


Este artigo consiste em uma revisão de escopo que objetivou investigar os fatores de risco acadêmicos associados a ideação e tentativas de suicídio em estudantes universitários. Foram recuperados inicialmente 1901 estudos em setembro de 2020 em seis bases de dados (Pubmed, BVS, PsycINFO, Web of Science, Science Direct e Scopus). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 10 estudos para análise. Os principais resultados sugerem a existência de três fatores de risco acadêmicos associados a ideação e tentativas de suicídio: 1) relacionamento social com pares; 2) relacionamento social com professores ou orientador; e 3) adaptação ao ambiente acadêmico. Observou-se que em ambientes universitários os estudantes são vulneráveis a experiências de estresse e frustração relacionadas com a falta de adaptação à nova rotina acadêmica. Além disso, a dinâmica de interação com os pares, professores ou orientadores pode gerar situações de sofrimento ou desconforto emocional, contribuindo para o surgimento de ideação e tentativas de suicídio. Conclui-se que as universidades devem proporcionar espaços de adaptação aos novos estudantes (e.g. centros de acolhimento e orientação psicológica, encontros de convivência social e cultural) e incentivar os professores e orientadores à postura acolhedora.

Palavras-chave


fatores de risco acadêmico; ideação e comportamento suicida; estudante universitário

Texto completo:

HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2022.68656

Licença Creative Commons
A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia esta licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0651

E-mail: revispsi@gmail.com